Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DOGMA (I)

O que é um dogma?

     Dogma é aquilo que foi infalivelmente definido pela Igreja e no qual os Católicos têm de acreditar para serem Católicos. Os dogmas da Fé estão contidos nas definições infalíveis e solenes do Magistério - nomeadamente, quando o Papa, me pessoa, se pronuncia de uma maneira que obriga claramente a Igreja Universal a acreditar naquilo que ele está a decretar; ou quando um Concílio Ecumênico de todos os bispos católicos, é presidido pelo papa que promulga tais pronunciamentos obrigatórios; ou, ainda, tudo aquilo que é ensinado pelo Magistério Universal e Ordinário da Igreja. 

    Que quer dizer uma definição dogmática infalível? A palavra infalível significa «que não pode falhar». Logo, as definições da Fé, solenemente definidas pela igreja, não podem falhar. É por meio das definições infalíveis que nós sabemos o que é a Fé e o que são os dogmas da Fé. Se acreditarmos e se nos agarrarmos a estas definições infalíveis, então não podemos sr enganados em assuntos deste modo definidos.
     Como sabemos que um assunto foi definido infalivelmente como um artigo da Fé Católica? Sabemo-lo pelo modo como tal ensinamento é apresentado. 

Fonte: Livro Derradeiro combate do demônio
Pe. Paul Kramer